Quanto rende de fato a poupança?

Já sabemos que ela rende meio porcento mais TR, mas quanto isso significa na prática?

Considerando que a taxa TR é sistematicamente inferior a 2% ao ano, sendo em tempos ordinários bem próxima de 1%, nominalmente, o rendimento anual da poupança se aproxima de 7%.

Isso significa que, em outras palavras, se você depositar R$ 100,00 na caderneta de poupança, ao final do ano terá acumulado R$ 107,00.

Se isso ocorresse em um país como o Japão, onde a inflação é às vezes negativa, você seria considerado um super-star das finanças e seria chamado para prestar entrevistas na televisão, em rede nacional.

Porém, a realidade brasileira é diferente.

O Ipca

No Brasil, a realidade é de inflação histórica e cultural. Isso mesmo, no Brasil há uma cultura de remarcação de preços que faz com que, mesmo em tempos de recessão ou com capacidade ociosa de produção, ocorra elevação do nível geral de preços.

É cultural, as pessoas se acostumaram assim.

Entenda mais sobre a inflação nesse artigo.

Há também, claro, motivos econômicos concretos, como o custo Brasil, os gargalos de infraestrutura, os gastos excessivos do governo central.

O fato é que raramente a inflação fica abaixo de 5% e, entre 2014 e 2015, superou 10% ao ano.

Ilusão de ganho

Veja bem e entenda o raciocínio:

Aquela sanduicheira que você queria comprar custava 100 reais no início do ano. Mas você não a compra de imediato, afinal, você é uma pessoa poupadora e consciente, pode conter seu impulso de consumo em troca de uma vantagem futura, um ganho financeiro em seus investimentos.

Então você resolve aplicar seus 100 reais na poupança e comprar o aparelho no início do ano seguinte.

Para sua surpresa, você retorna à loja e o aparelho custa 110 reais, mas o saldo de sua poupança é de 107. Qual o resultado disso?

Você perdeu dinheiro ao investir. Melhor seria se você tivesse consumido logo que tinha a disponibilidade financeira em mãos.

O brasileiro foi educado financeiramente dessa maneira! Como é possível esse país prosperar?

Se a poupança não fosse um investimento com rendimento real (descontada a inflação) tão ruim, as pessoas se sentiriam estimuladas a poupar, não a gastar e até contrair empréstimos excessivos e superiores às suas capacidades.

Portanto, infelizmente ou felizmente, a melhor saída é procurar investimentos mais rentáveis que a poupança, como o Tesouro Direto, ou no mínimo uma boa renda fixa com baixas taxas de administração.

Afinal, o Brasil é o país dos juros altos e não é possível que só você não ganhe com isso. Aprenda, invista em seu conhecimento.

webinario

Rendimento principais aplicações

Veja na tabela abaixo quanto rendem hoje as principais aplicações financeiras do mercado. A tabela possui informações do rendimento bruto, líquido e real (abatida a inflação). Para entender melhor as informações, veja as explicações no site de onde foi retirada:


Baixar a Planilha [+ Instruções]



Simulador Poupança

Rendimento da Poupança


Artigos:

Bolsa Família com Conta Poupança Caixa

A inflação e a poupança

Juros da Poupança Caixa

A TR Taxa Referencial